top of page

Livro do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo está entre os 10 finalistas do 64º Jabuti

Design Contemporaneo

"Design gráfico inclusivo na contemporaneidade" de Cassia Leticia Carrara Domiciano, Márcio James Soares Guimarães, e Mônica Moura fica entre os 10 finalistas da 64ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa.

"Design gráfico inclusivo na contemporaneidade - Materiais para a educação da criança com deficiência visual" de Cassia Leticia Carrara Domiciano, Márcio James Soares Guimarães e Mônica Moura fica entre os 10 finalistas da 64ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa.


De acordo com os autores, a publicação nasceu de uma confluência de pesquisas ‒ experimentos táteis, design contemporâneo, design inclusivo, design gráfico inclusivo, acessibilidade, que se resultaram na tese de doutorado Design Inclusivo na Contemporaneidade: diretrizes ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis a crianças cegas e com baixa visão, e se ampliaram nas conversas e diálogos entre seus três autores, através de seus respectivos estudos e experimentos em seus laboratórios e grupos de pesquisa.


No Design Inclusivo, a interdisciplinaridade se estabelece como forma de atender à diversidade no processo de desenvolvimento de produtos e ações relacionadas a um projeto, assim, os resultados da pesquisa de doutoramento que geraram este livro estabelecem diálogos e inter-relações entre o design inclusivo, gráfico, editorial, de informação e de educação e, também, com os estudos de deficiência visual, fabricação digital e os sistemas abertos do open design (open source) no desenvolvimento de materiais para a educação da criança com deficiência visual que auxiliem na aquisição de conhecimentos, ampliação de repertórios, do imaginário, bem como colaborem com os pais e professores diante das necessidades de desenvolvimento de materiais e recursos facilitadores ou complementares para os processos de ensino-aprendizagem.


Os autores esperam que este trabalho seja realmente aproveitado e que possa contribuir no sentido de um design com a proposição de ser para todos, porém, considerando as especificidades e particularidades de cada um, sendo assim, inclusivo e acessível.



64º Prêmio Jabuti


Jabuti 2022

Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é patrimônio cultural. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. O Prêmio Jabuti se mantém relevante para premiados(as), editoras e agentes de cultura porque desde sua criação, em 1958, distingue ininterruptamente obras e autoras(es). Não obstante todos os dramas enfrentados na constituição de nossa democracia — da 1ª à sua 64ª edição —, o Prêmio constitui uma biblioteca onde podemos nos ler. O título de Personalidade Literária, a cada ano, celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade. Realizado há mais de seis décadas, o Jabuti se empenha em iluminar o que de mais significativo se produz em seus quatro eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Nesta 64ª edição, mais uma vez, o Prêmio Jabuti nos dará um instantâneo dos dilemas e possibilidades de nosso tempo na perspectiva de quem pensa o Brasil. Ao celebrar o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, somos levados e levadas a lembrar os vínculos de nosso Jabuti com o modernismo e o nacionalismo, com a valorização da cultura popular brasileira e o reconhecimento de todas as nossas raízes, com destaque para as heranças indígenas e africanas.


Sobre os autores:

Cassia Leticia Carrara Domiciano é livre-docente em Design Gráfico e Editorial pela Unesp (2020); doutora em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica pela Universidade do Minho, Portugal (2009); mestra em Desenho Industrial pelo Projeto Arte e Sociedade(1998) e graduada em Desenho Industrial - Programação Visual (1993), ambos títulos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professora efetiva da Unesp, câmpus de Bauru, ministrando aulas para o curso de Design desde 1995. Integra desde 2013 o corpo docente do programa de Pós-graduação em Design da Unesp (nota Capes 6), onde ministra disciplinas e orienta projetos na área de Planejamento de Produtos. Coordena desde 2001 o laboratório de design gráfico (pesquisa e extensão) Inky Design e é colíder do grupo de pesquisa "Design Gráfico Inclusivo: visão, audição e linguagem". Atualmente ocupa a chefia do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, câmpus de Bauru.



Marcio James Guimarães Soares é Doutor em Design no Programa de Pós-Graduação da FAAC - Unesp - Bauru (2020), mestre em Design (2014) e bacharel em Desenho Industrial (2002), ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professor assistente no Departamento de Desenho e Tecnologia (DEDET) da UFMA e pesquisador, atuando no Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/Unesp) e no Núcleo de pesquisas em Inovação, Design e Antropologia (Nida) da UFMA, nos quais realiza pesquisas com ênfases em inclusão, cocriação e desenvolvimento de território.


Monica Moura possui estágio pós-doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Centro de Investigação em Tecnologia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design. Doutorado (2003) e mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística Arte Educação e licenciatura Ensino de Arte (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como professora assistente doutora na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Oficina Gráfica e Projeto III para o curso de Design Gráfico e orientadora de TCCs de Design Gráfico e Design de Produto). Participa de conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/Unesp).

Comments


bottom of page